Saturday 23 December 2017

Sistema de comércio multilateral 50 anos de conquista


O desafio surgido naquela época de um desafio historicamente sem precedentes em dimensão e complexidade era reconstruir a estabilidade econômica em um mundo de desordem generalizada e deslocamento maciço, para restaurar uma Sentido da comunidade mundial e estabelecer a base para o futuro crescimento e prosperidade Os arquitetos do novo sistema tiveram que construir a partir do zero, em múltiplas frentes simultaneamente, e eles mostraram visão e visão de futuro Depois de cinco décadas de progresso construído sobre as fundações A segunda metade da década de 1940 não era apenas o fim da guerra mais destrutiva que se travava, era também a contenção do nacionalismo econômico destrutivo e da Hoje, enfrentamos mais uma vez um novo tipo de mundo e um novo conjunto de desafios. O fim da Guerra Fria e o colapso de com O aumento dramático de muitos países em desenvolvimento e o aumento maciço dos fluxos de comércio e investimento ao redor do globo expandiram consideravelmente as fronteiras do sistema comercial multilateral e testaram sua capacidade de gerenciar uma economia de dimensões globais Comércio, investimentos , A tecnologia e as comunicações ligam cada vez mais um mundo de sistemas muito diferentes a níveis muito diferentes de desenvolvimento numa economia de mercado única A criação da OMC em Janeiro de 1995 foi um símbolo do aparecimento de um sistema económico mais global Se o desafio dos últimos cinquenta O desafio dos próximos cinquenta será gerir um mundo de aprofundamento da integração. O quinquagésimo aniversário do sistema multilateral de comércio é um momento de celebração É também um tempo para a reflexão e compromisso renovado Duas idéias básicas , Tão vitais hoje como eram no final dos anos 40, sustentaram o sucesso do sistema durante a segunda metade deste século. A crença de que um sistema comercial internacional aberto e seu papel na promoção da prosperidade econômica é um elemento essencial na paz e na estabilidade internacionais, que a ordem econômica deve estar no alicerce de um novo quadro político e de segurança. A destruição econômica da Grande Depressão, ao girar para dentro criou uma espiral decrescente de produção e comércio em declínio. Os arquitetos do sistema do pós-guerra concordaram que o único caminho para a reconstrução econômica e recuperação estava em progresso para mercados abertos e comércio liberalizado ea experiência de cinqüenta anos Provou-lhes direito. A segunda idéia é que a estabilidade e previsibilidade nas relações comerciais internacionais só pode ser assegurada através de um sistema mutuamente acordado de regras, vinculativo para todos os governos membros e executória através de solução de controvérsias A defesa de um sistema baseado em regras em um dia A base do dia-a-dia foi grandemente facilitada pelo fato de que este sistema deu primazia aos mercados E não os governos na determinação dos resultados económicos. Isto não significava que os governos revogassem a responsabilidade. Pelo contrário, centravam-se na criação das condições subjacentes à prosperidade económica e na promoção da liberalização, contemplando a intervenção directa apenas em circunstâncias específicas em que os mercados eram deficientes. A idéia central e orientadora do sistema baseado em regras é a não-discriminação, que surgiu a partir da convicção de que acordos de exclusão e blocos preferenciais ajudaram a alimentar as rivalidades entre as guerras , Inseguranças e conflitos que levaram a comunidade internacional a uma outra guerra mundial. O princípio da não-discriminação foi fundamental para a estabilidade do sistema nos anos subseqüentes. A colcha de retalhos de acordos que haviam minado a coerência ea continuidade nas relações econômicas entre as guerras foi substituída por uma unificação Conjunto de regras Estas regras pr O principal fundamento político para o amplo consenso, demonstrado através de oito rodadas de negociação, levou o sistema a avançar para novos sectores e áreas de responsabilidade mais amplas. Mais fundamentalmente, o princípio da não discriminação consagrou a universalidade como um objectivo central do sistema comercial garantindo que O sistema do GATT emergiu, especialmente depois da Guerra Fria, como uma força importante para integrar a economia mundial. O princípio da não-discriminação desempenha também um papel económico importante A não discriminação é um princípio de eficiência, tanto no sentido de garantir o acesso a E de permitir que os produtores vendam em mercados estrangeiros sem uma desvantagem imposta pela política em relação a outros fornecedores. Do mesmo modo, num ambiente político não discriminatório, os consumidores podem escolher livremente entre fontes de abastecimento externas alternativas Num mundo de produtos diferenciados, Discriminatórios, fazer negócios através das fronteiras torna-se mais complexo e demorado G, o que implica custos adicionais para as empresas e prejudicou a competitividade Por razões políticas e económicas, o princípio da não discriminação tem servido os países nos últimos cinquenta anos, grandes ou pequenos, desenvolvidos ou em desenvolvimento. Hoje e no futuro, como sempre, exigem uma acção concertada numa variedade de frentes. Ao considerar como o sistema comercial pode contribuir para enfrentar estes desafios, é útil lembrar-nos do que o sistema conseguiu até agora. Quatro conquistas se destacam, Em primeiro lugar, o sistema comercial do GATT da OMC contribuiu para um período extraordinário de crescimento econômico e aumento da prosperidade. O comércio expandiu-se mais rapidamente do que a produção por uma margem significativa nas últimas cinco décadas. Em uma média anual As exportações de mercadorias cresceram 6% em termos reais entre 1948 e 1997. Tabela 1 A produção total, em Taxa média anual de 3 8 por cento ou 1 9 por cento em termos per capita Um quadro semelhante de intensificação do engajamento econômico internacional é facilmente discernível a partir de números sobre o investimento direto estrangeiro. FDI Infelizmente, os dados não estão disponíveis para todo o período desde 1948, Os fluxos anuais de IED expandiram-se dezesseis vezes entre 1973 e 1996, de US $ 21,5 bilhões para US $ 350 bilhões, com uma taxa média de crescimento anual de 12,7%. Os estoques acumulados de IED passaram de US $ 165 bilhões no final de 1973 para US $ 3,205 bilhões Em 1996, quase um aumento de vinte vezes. Os ganhos significativos no crescimento da renda, na criação de emprego e na prosperidade subjacentes às estatísticas mencionadas acima são em parte atribuíveis ao sucesso do sistema comercial multilateral na redução de barreiras comerciais. Entre os países industrializados caíram de altos níveis de dois dígitos para menos de 4% A maioria das restrições não-tarifárias nas fronteiras também foram abandonadas E o sistema p Desde a criação da OMC, os esforços de liberalização do comércio foram alargados ao comércio de serviços, abrangendo simultaneamente as transacções transfronteiras e os direitos das empresas, bem como os direitos das empresas. Estabelecer uma presença comercial através do investimento directo nos mercados estrangeiros eo direito das pessoas singulares a prestarem serviços no estrangeiro. Em segundo lugar, o sistema alargou o círculo de participação no mercado global. Enquanto as primeiras rondas de negociações comerciais multilaterais, 1961, tipicamente envolveu cerca de 20 a 30 países, a Rodada Kennedy 1964-67 envolvidos em 60 países, a Rodada de Tóquio 1973-79 mais de 100 países ea Rodada Uruguai 1986-94 teve 125 participantes A adesão da OMC é de 132 países Hoje, e isso poderia potencialmente crescer para mais de 160 no início do próximo século Um terço dos maiores países comerciais hoje são deve Os muros entre o Oriente eo Ocidente entraram em colapso, em parte, porque os sistemas centralizados não conseguiram enfrentar os desafios colocados pelos mercados livres e pela mudança tecnológica. As divisões entre o Norte e o Sul têm O facto de os dois maiores países fora do sistema, a China e a Rússia, terem tornado a adesão à OMC um dos seus objectivos políticos fundamentais, é uma notável Testamento à nova atração gravitacional do sistema. Em terceiro lugar, o sistema de solução de controvérsias demonstrou a disposição dos governos a respeitarem as regras. O histórico nesse sentido tem sido impressionante. Nos últimos cinqüenta anos, a grande maioria dos casos apresentados foram resolvidos, Numa base bilateral antes da determinação multilateral final, ou através da aceitação de uma decisão do painel Os acordos de resolução de litígios foram significativamente reforçados no Uruguay Round, introduzindo uma maior automaticidade e um calendário mais claro nos procedimentos, eliminando a possibilidade de as partes interessadas bloquearem a adopção das conclusões do painel e criando um órgão de recurso. Membros do sistema A partir de meados de março de 1998, 119 casos foram apresentados à OMC, em comparação com um pouco mais de 300 casos ao longo da vida do GATT, de 1948 a 1994. Além disso, um número crescente de países em desenvolvimento está fazendo uso da solução de controvérsias O sistema multilateral de comércio ampliou e aprofundou sua agenda para levar em conta as novas realidades nas relações econômicas internacionais. De seu foco inicial na redução tarifária, na remoção das restrições quantitativas às importações e no desenvolvimento de regras sobre questões como licenças de importação , A avaliação aduaneira e as normas, as regras do sistema têm cada vez mais Como já foi referido, a incorporação do comércio de serviços trouxe uma dimensão de investimento para o sistema e foram desenvolvidas regras para a protecção dos direitos de propriedade intelectual relacionados com o comércio. Foram lançadas iniciativas para examinar a relação entre comércio e investimento, comércio e política de concorrência e aprovisionamento Estes desenvolvimentos são explorados mais adiante. Esta disponibilidade para permitir que o sistema se adapte às realidades em mudança será continuamente testada nos próximos anos. Os processos que se combinam para produzir O fenômeno da globalização intensificou o comércio e os fluxos de investimento, apoiado pela revolução das comunicações, o aumento da economia da informação e os avanços tecnológicos no transporte estão mudando o mundo de formas que colocam um prémio sobre a adaptação e flexibilidade As restrições de tempo e espaço estão diminuindo, E novas tecnologias estão quebrando Por baixo das antigas barreiras Estão a ser criadas oportunidades sem precedentes, mas com estas novas oportunidades vão os desafios de garantir que os benefícios destes novos desenvolvimentos são amplamente difundidos. O sistema multilateral de comércio 50 anos de realização O sistema multilateral De comércio 50 anos de realizações. a esquema CreativeWork rdfs rótulo Descrição do esquema do sistema de comércio multilateral Esboço de versão on-line isSimilarTo O sistema de comércio multilateral 50 anos de realização Le systme commercial multilatéral 50 annes de ralisations O sistema multilateral de comércio 50 aos de realizaciones. a genont InformationResource Genont ContentTypeGenericResource schema sobre O sistema de comércio multilateral 50 anos de realização O sistema comercial multilateral 50 anos de ralisations O sistema multilateral de comércio 50 aos de realizações schema dateModified 2017-01-21 void inDataset. O sistema de comércio multilateral 50 ye Ars of achievement O sistema multilateral comercial 50 anos de realizações Organização Mundial do Comércio Genebra Organização Mundial do Comércio, 1998. ORGANIZAÇÃO DO COMÉRCIO POPULAR. Há cinquenta anos, o mundo emergiu dos estragos da Segunda Guerra Mundial. Desafiar naquela época um desafio historicamente sem precedentes em dimensão e complexidade era reconstruir a estabilidade econômica em um mundo de desordem generalizada e deslocamento maciço, restaurar um senso de comunidade mundial e estabelecer a base para o futuro crescimento e prosperidade Os arquitetos do novo sistema Teve que construir de cima para baixo, em múltiplas frentes simultaneamente, e eles mostraram visão e visão de futuro. Depois de cinco décadas de progresso construído sobre as fundações estabelecidas naquela época, é fácil tomar como certo o que então era novo e imaginativo. A segunda metade da década de 1940 não foi apenas o fim da guerra mais destrutiva Hoje, enfrentamos mais uma vez um novo tipo de mundo e um novo conjunto de desafios. O fim da Guerra Fria e o colapso das economias de comando e controle, o aumento dramático De muitos países em desenvolvimento eo aumento maciço dos fluxos de comércio e investimento em todo o mundo expandiram consideravelmente as fronteiras do sistema multilateral de comércio e testaram a sua capacidade de gerir uma economia de dimensões globais O comércio, o investimento, a tecnologia e as comunicações ligam cada vez mais um mundo De sistemas muito diferentes em níveis muito diferentes de desenvolvimento numa economia de mercado única A criação da OMC em Janeiro de 1995 foi um símbolo da emergência de um sistema económico mais global Se o desafio dos últimos cinquenta anos era gerir um mundo dividido, O desafio dos próximos cinquenta será gerir um mundo de aprofundamento da integração. O quinquagésimo aniversário do sistema multilateral de comércio é um momento para celebrar É também um momento de reflexão e compromisso renovado Duas idéias básicas, tão vitais hoje como eram no final da década de 1940, sustentaram o sucesso do sistema na segunda metade deste século. É a crença de que um sistema de comércio internacional aberto, E seu papel na promoção da prosperidade econômica, é um elemento essencial na paz e na estabilidade internacionais que a ordem econômica deve estar no alicerce de um novo quadro político e de segurança Os decisores políticos em 1948 viveram a destruição econômica da Grande Depressão, Os arquitetos do sistema do pós-guerra concordaram que o único caminho para a reconstrução econômica e recuperação estava em progresso em direção a mercados abertos e comércio liberalizado, ea experiência de cinqüenta anos provou que eles estavam certos. A segunda idéia é Que a estabilidade ea previsibilidade das relações comerciais internacionais só podem ser asseguradas através de um sistema de regras mutuamente acordado, Todos os governos membros e exequível através de solução de controvérsias A defesa de um sistema baseado em regras no dia-a-dia tem sido grandemente facilitada pelo fato de que este sistema deu primazia aos mercados e não governos na determinação de resultados econômicos Isso não significou que Os governos revogaram a responsabilidade. Ao contrário, concentraram-se em criar as condições subjacentes à prosperidade económica e na promoção da liberalização, contemplando a intervenção directa apenas em circunstâncias específicas em que os mercados eram considerados insuficientes. Sem distorções. A idéia central e orientadora do sistema baseado em regras é a não-discriminação, que surgiu da convicção de que acordos de exclusão e blocos preferenciais ajudaram a alimentar as rivalidades, inseguranças e conflitos entre as guerras que levaram a comunidade internacional a outra O princípio da não-discriminação foi a chave para a A colcha de retalhos de arranjos que tanto minaram a coerência ea continuidade nas relações econômicas entre as guerras foi substituída por um conjunto unificado de regras Essas regras forneceram o suporte político essencial para o amplo consenso, demonstrado através de oito Rodadas de negociação, para mover Mais fundamentalmente, o princípio da não-discriminação consagrou a universalidade como um objectivo central do sistema comercial, garantindo que o sistema do GATT surgiu, especialmente depois da Guerra Fria, como uma força importante para integrar a A não-discriminação é um princípio de eficiência, tanto no sentido de garantir o acesso a suprimentos de baixo custo, como de permitir que os produtores vendam em mercados estrangeiros sem uma política impostas Desvantagem em relação a outros fornecedores De igual modo, num ambiente político não discriminatório, a Num mundo de regimes comerciais diferenciados e discriminatórios, fazer negócios através das fronteiras torna-se mais complexo e demorado, implicando custos adicionais para as empresas e prejudicando a competitividade Por razões políticas e econômicas, então, O princípio da não discriminação tem servido os países nos últimos cinquenta anos, sejam eles grandes ou pequenos, desenvolvidos ou em desenvolvimento. As soluções para os desafios que os governos enfrentam hoje e no futuro exigirão, como sempre, uma ação concertada em várias frentes. Considerando como o sistema de comércio pode contribuir para enfrentar esses desafios, é útil lembrar o que o sistema tem alcançado até agora. Quatro realizações se destacam e fornecem a base sobre a qual construir para o futuro. Primeiro, o sistema comercial do GATT da OMC Tem contribuído para um período extraordinário de crescimento económico e maior prosperidade. O comércio expandiu-se mais Uma margem significativa nas últimas cinco décadas Em média anual, as exportações de mercadorias aumentaram 6% em termos reais entre 1948 e 1997. Tabela 1 A produção total, em comparação, cresceu a uma taxa média anual de 3 8%, ou 1 9% em termos per capita Um quadro semelhante de intensificação do engajamento econômico internacional é facilmente discernível a partir de dados sobre o investimento estrangeiro direto. FDI Infelizmente, os dados não estão disponíveis para todo o período desde 1948; 1996, de US $ 21,5 bilhões para US $ 350 bilhões, uma taxa média de crescimento anual de 12,7%. Os estoques acumulados de IED passaram de US $ 165 bilhões no final de 1973 para US $ 3,205 bilhões em 1996, quase vinte vezes mais. Os ganhos significativos no crescimento dos rendimentos, na criação de emprego e na prosperidade subjacentes às estatísticas acima mencionadas são em parte atribuíveis ao êxito do sistema comercial multilateral na redução dos entraves ao comércio Uma vez que as negociações Começaram em 1947, as tarifas médias entre os países industrializados caíram de altos níveis de dois dígitos para menos de 4% A maioria das restrições não-tarifárias nas fronteiras também foram abandonadas E o sistema protege esses ganhos de acesso ao mercado através de regras que englobam questões como normas técnicas, Regulamentos e práticas de subvenção Desde a criação da OMC, os esforços de liberalização do comércio foram alargados ao comércio de serviços, abrangendo tanto as transacções transfronteiriças como os direitos das empresas e estabelecendo uma presença comercial através do investimento directo nos mercados estrangeiros eo direito de Enquanto as rondas iniciais de negociações comerciais multilaterais, até a Rodada Dillon em 1961, envolveu tipicamente cerca de 20 a 30 países, a Rodada Kennedy de 1964 -67 envolvidos em mais de 60 países, a Tokyo Round 1973-79 mais de 100 países, ea Rodada Uruguai 198 6-94 tinha 125 participantes O número de membros da OMC está em 132 países hoje, e isso poderia potencialmente crescer para mais de 160 no início do próximo século Um terço dos maiores países comerciais hoje são países em desenvolvimento O fim da Guerra Fria refletida e reforçada Esta extensão geográfica na participação Os muros entre o Oriente e o Ocidente entraram em colapso, em parte, porque os sistemas centralmente planejados não podiam suprir os desafios colocados pelos mercados livres e pela mudança tecnológica. Substituição de importações em favor de mercados mais abertos e mais livres O fato de que os dois maiores países fora do sistema, a China e a Rússia, tornaram a adesão à OMC um de seus principais objetivos políticos é um impressionante testemunho da nova atração gravitacional do sistema. O sistema de resolução de litígios tem demonstrado a disposição dos governos a respeitar as regras. Durante os últimos cinquenta anos, a grande maioria dos processos interpostos foram resolvidos, quer numa base bilateral antes da determinação multilateral final, quer através da aceitação de uma decisão do painel. Os acordos de resolução de litígios foram significativamente reforçados no Uruguay Round, introduzindo uma maior automaticidade e Criação de um órgão de recurso. Estes novos acordos reforçaram ainda mais a confiança dos deputados no sistema. A partir de meados de Março de 1998, registaram-se 119 casos Apresentadas à OMC, em comparação com um pouco mais de 300 casos ao longo da vida do GATT, de 1948 a 1994. Além disso, um número cada vez maior de países em desenvolvimento está usando os procedimentos de solução de controvérsias. Quatro, o sistema multilateral de comércio ampliou e aprofundou sua agenda para Ter em conta as novas realidades das relações económicas internacionais. A redução das restrições quantitativas à importação e o desenvolvimento de regras em matéria de licenças de importação, de valor aduaneiro e de normas, as regras do sistema têm-se tornado cada vez mais extensivas ao tratamento de pessoas e empresas estrangeiras, Como já se referiu, a incorporação do comércio de serviços introduziu uma dimensão de investimento no sistema e foram desenvolvidas regras para a protecção dos direitos de propriedade intelectual relacionados com o comércio. Foram lançadas novas iniciativas para examinar a relação entre comércio e investimento, A política de concorrência e a contratação Estes desenvolvimentos são explorados mais adiante. Esta disposição para permitir que o sistema se adapte às realidades em mudança será testada continuamente nos próximos anos Os processos que se combinam para produzir o fenômeno da globalização intensificaram os fluxos de comércio e investimento, , O aumento da economia da informação e tec Os avanços tecnológicos no transporte estão mudando o mundo de uma forma que privilegia a adaptação e flexibilidade. As restrições de tempo e espaço estão diminuindo e as novas tecnologias estão derrubando velhas barreiras. As oportunidades sem precedentes estão sendo criadas, mas com essas novas oportunidades vão os desafios de Garantindo que os benefícios destes novos desenvolvimentos são amplamente divulgados.

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